O fim da Miramax


A Miramax Films, uma das maioras distribuidoras do cinema mundial, fechou suas portas nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro de 2010.

Fundada em 1979 pelo Irmãos Bob e Harvey Weinstein, a Miramax foi criada para distribuir filmes independentes e de arte descartados pelos grandes estúdios.

Durante os anos 80 e 90, a Miramax foi responsável por lançamentos de filmes com Sexo, Mentiras & Videotape, Jogo de Lágrimas e Escândalo. Na década de 90, a Miramax produziu os aclamados Pulp Fiction, Shakespeare In Love e Almas Gêmeas.

A Miramax se tornou uma das líderes da revolução do cinema inpedente em hollywood. A produtora teve 7 sucesos com mais de 100 milhões de doláres na bilheteria americana, sendo Chicago o maior deles. O musical arrecadou mais de 300 milhões de doláres no mundo inteiro.

Em 1993, A Disney adquiriu a Miramax por $70 milhões. Os irmãos Weinstein continuaram no comando da Miramax até o ano de 2005. Os irmãos comandavam a produtora de forma independete da Disney. A Disney, porém, tinha a voz final sobre quaisproduções a Miramax iria lançar. Durante o comando dos Weistein, ambos entraram em choque com Michael Eisner, CEO da Disney.

Em 2008, a Dinesy anunciou um corte gigante na Miramax, que passaria a lançar apenas 3 filmes por ano. Em 28 de janeiro de 2010, a Disney anunciou o fim da Miramax Films. Os filmes ainda não lançados pela Miramax serão descartados ou terão lançamentos pequenos.

A Miramax grande presença nos Oscars ao longo de sua existência. Chicago, O Paciente Inglês e Onde Os Fracos Não Tem Vez foram vencedores de melhor filme nos prêmios da academia, além de outras de suas produções que geraram centenas de indicações e prêmios.

(Fonte: G1)

Comentários